Generalidades
A tinta texturada, ou de areia, é um tipo de tinta de elevada cobertura, com elevada resistência ao desgaste e, pela sua consistência, permite pintar paredes com efeitos decorativos. No mercado existem rolos de pintura, para aplicar tinta de areia, que tem texturas provocando uma diversidade de desenhos aquando da aplicação.
Preparação
Com uma esponja húmida, limpe a parede para que fique isenta de pó e de manchas de humidade. (Fig. 1)
Se a parede tiver fendas, deverá abrir as fendas com uma espátula, o necessário para que não restem rebocos que ameacem cair. (Fig. 2)
Regularize a parede. Se as fendas forem profundas, deverá enchê-las com cimento, deixar secar, e depois, regularizar com massa de reparação. Se as fendas forem muito superficiais, poderá apenas utilizar massa de reparação para a regularização. (Fig. 3)
Proteja os móveis, portas e janelas com plásticos e nas zonas de contacto com a parede (portas e janelas), o isolamento deve ser feito utilizando fita adesiva, podendo assim pintar mais à vontade. (Fig. 4)
Ao iniciar a pintura, utilize um suporte para rolo, para onde deverá colocar uma certa quantidade de tinta, nunca ultrapassando metade da altura do suporte do rolo, para que, quando está a pintar, a tinta não transborde. (Fig. 5)
Depois de escolher o rolo com a textura pretendida, dê inicio à aplicação. A pintura com rolo deve ser feita sempre no mesmo sentido, sendo indicada a pintura no sentido vertical, para evitar escorridos e para que o resultado seja mais uniforme. (Fig. 6)
Se a parede estiver em boas condições, a aplicação será feita com uma única demão.
Caixa de Ferramentas
- Esponja
- Espátula
- Pá de trolha
- Fita adesiva
- Rolo e suporte para rolo