Instalação
Eletricidade
Deverá dispor, para a instalação da sua máquina de lavar, de uma alimentação elétrica, com uma tomada estanque com ligação à terra, alimentada por um cabo de 2,5 mm2, assim como um disjuntor que tenha, no mínimo, 16A.; no entanto, um disjuntor diferencial de 30A seria o mais indicado. (Fig. 1)
Água
A alimentação da água, pode ser feita numa torneira de lavatório, com rosca. Todavia, este sistema apresenta uma desvantagem, visto que o circuito de água terá que ser ligado e desligado após cada utilização, além de não poder utilizar esta torneira quando a máquina estiver a trabalhar. A outra solução é efetuar uma derivação: como a máquina encontra-se a maior parte das vezes ao pé de uma bacia de despejo, poderá utilizar um cano de ligação em forma de “E”, de modo a poder criar uma derivação de aperto ou soldando. Assim terá uma alimentação de água independente na qual poderá montar uma torneira de passagem. Esta última vai lhe permitir poder fechar a água em caso de avarias; é de todo conveniente, na altura da compra, escolher uma torneira de segurança com rosca. (Fig. 2)
Existe a possibilidade de colocar uma torneira auto-perfuradora que torna desnecessária a derivação. Estas torneiras existem em cobre ou galvanizadas. A sua colocação não necessita soldadura, visto que possuem uma abraçadeira que permite fixar a torneira no local desejado, e há uma ponta que perfura o tubo. Terá só que aparafusar o sistema de perfuração.
Escoamento
Quando não se tem casa própria, o método mais fácil para o escoamento é o despejo para uma bacia. É preciso suspender a extremidade curva do tubo para uma bacia de despejo. A localização da máquina não deve ser muito afastada do lugar de despejo de modo a que o tubo não fique muito esticado. Há também a possibilidade de colocar em “T” que facilita a ligação de escoamento. Este acessório tem uma extremidade cónica que deve ser cortada à medida do diâmetro desejado. Em seguida fixe o cano de escoamento com uma abraçadeira. (Fig. 3)
O escoamento ideal é sem dúvida, efetuado através de uma canalização munida de um sifão em “P” ou em “S” que despeja diretamente para a canalização da casa. A conduta a efetuar tem que estar a uma altura de 60 a 80 cm, de modo a evitar o esvaziamento da máquina em funcionamento.
Cuidados com o efeito do sifão:
O tubo de escoamento da máquina fica introduzido num tubo vertical com o seu sifão; o primeiro tubo tem que ter um diâmetro inferior ao segundo para que o ar possa entrar na conduta e assim evitar qualquer subida de água dentro da máquina.
Caixa de Ferramentas
- Chave de fendas
- Serra para metais
- Corta-tubos
- Maçarico (gás)
- Lima
- Berbequim elétrico
- Fita métrica
- Teflon
- Cola para PVC«