Generalidades
O principal objetivo neste tipo de trabalho será o de unir as várias peças de rodapés de forma a não existir qualquer tipo de desajuste, ou seja, que o seu encaixe seja exato.
Esta tarefa será dificultada se não possuir as ferramentas adequadas, pois a existência de ângulos exatos obriga a um corte correto dos rodapés.
Antes de iniciar o seu trabalho, verifique se a parede é resistente mediante o peso do rodapé (ou se pode levar um prego).
Como escolher o rodapé
Os rodapés são acessórios estéticos usados nos acabamentos das uniões entre paredes e chão.
Normalmente são de madeira, e aconselha-se que, quando o chão é do mesmo material, se faça também a escolha no mesmo tipo de madeira. (Fig. 1)
Existem diversos tipos de rodapés no mercado e com diferentes formatos, logo essa mesma diversidade permite-lhe realizar uma aplicação personalizada (se assim o desejar) combinando diferentes tipos de peças. (Fig. 2)
Como aplicar
Tire a medida à divisão compensando a soma total com o acrescento de mais alguns centímetros para o corte ou possíveis erros que possam advir da sua aplicação. (Fig. 3)
Dê início ao corte conforme necessário. Para tal utilize uma serra de esquadria, e corte os rodapés com 450. (Fig. 4)
Tenha em conta as uniões a efetuar e qual a face do rodapé sobre o qual vai incidir a inclinação do corte (face exterior ou face interior do rodapé).
(Fig. 5)
Para a fixação dos rodapés aconselhamos:
A aplicação de massa (ou pregos líquidos) de forma a unir com maior aderência o rodapé à parede, aplicando-lhe posteriormente parafusos. (Fig. 6)
Para uma aplicação simples, utiliza-se para o efeito apenas cola e pregos nas uniões, e parafusos ao longo do rodapé. (Fig. 7)
É de extrema importância que as uniões se mantenham fixas e que ao longo do rodapé não se denotem formas arqueadas. O método ideal será encostar os rodapés à parede, pressionando-o de forma a este não fugir quando se procede à sua furação e à da parede em simultâneo.
De seguida desencoste o rodapé, insira uma bucha na parede e só então proceda à fixação do rodapé. (Fig. 8)
Ao fixar a bicha à parede, tem que medir e marcar no rodapé a colocação do prego, de forma a ficar no alinhamento da bucha. É necessário que nas esquinas,
mas principalmente nos cantos que os rodapés sejam perfeitamente encostados. (Fig. 9)
Obviamente que aquando da aplicação é necessário encostar o material rente ao chão.
No entanto, visto que o chão possui sempre irregularidades, é aconselhável (para não se notarem falhas) a fixação de perfis rente ao chão e unidos ao rodapé. (Fig. 10)
Acabamentos
Para que o seu trabalho se apresente sem falhas, aconselhamos que no final da aplicação se proceda da seguinte forma: aplique em todos os orifícios causados pela aplicação de parafusos e pregos uma cera ou massa específica para madeira, de forma a ocultá-los. (Fig. 11)
Posteriormente, aplique uma substância própria para tratamento de madeiras.
Caixa de Ferramentas
- Régua
- Martelo
- Serra de esquadria
- Pregos
- Parafusos
- Berbequim
- Espátula
- Lixa (acabamentos)
- Fita métrica
- Lápis