Como colocar o varão
Com os tradicionais cortinados que possuem dois suportes, um varão e dois terminais (um em cada extremidade do varão), facilmente terá uma divisão decorada e também protegida do sol intenso. (Fig.1)
Com uma fita-métrica defina a extensão ou comprimento do varão, tendo em conta a largura da janela e a quantidade de cortinado e varão que pretende deixar a mais para cada extremidade. (Fig. 2)
Faça as marcações para a furação e fixação dos suportes do varão. Tenha sempre em consideração a distância entre o topo da janela e os referidos suportes, para que o varão e posteriormente os cortinados se apresentem direitos, isto é, paralelos à janela. (Fig. 3)
Fure e coloque a bucha correspondente. (Fig. 4)
Na eventualidade dos apoios do varão não possuírem furação prévia, deverá furá-los medindo a distância entre furos, na face que assenta de encontro à parede.
Fixe os suportes com o auxílio de uma chave de fendas, tendo em conta qual o tipo de cabeça dos parafusos a utilizar, para evitar que possam danificar o cortinado a aplicar. (Fig. 5)
Corte o varão de acordo com as suas necessidades (Fig. 6), tendo em conta que irá necessitar de uns centímetros a mais para os terminais que prendem as argolas que seguram o cortinado.
Caixa de Ferramentas
- Serrote de madeira
- Chave de fendas
- Berbequim
- Fita métrica
- Lápis
- Buchas
- Parafusos