Preparação da superfície a tratar
Prepare devidamente a madeira, antes de a polir, já que qualquer imperfeição notar-se-á e pode comprometer o efeito final.
Qualquer poro na madeira deverá ser preenchido com pasta de madeira apropriada, ou até com diversas camadas de cera, que são esfregadas e retocadas até os poros da madeira estarem devidamente preenchidos.
Trabalhe num ambiente quente e livre de pó.
Uma baixa temperatura provocaria um efeito fosco.
A iluminação do espaço deve ser bastante boa, para que possa apreciar a qualidade do acabamento na superfície.
Como aplicar
Regra geral, a cera de polir é aplicada com uma “boneca” macia, feita de linho e algodão.
Aplique o algodão no centro de um quadrado de linho, e torça-o com força, dando-lhe a forma de um ovo. Coloque este “ovo” na palma da mão e alise qualquer vinco, para que o trabalho fique perfeito (Fig. 1).
Com a “boneca” na palma da mão, ponha o líquido no algodão até que este se encontre cheio, mas não saturado.
Pressione a “boneca” contra uma superfície, para espremê-la, distribuindo de forma mais uniforme o líquido que se encontra no ovo de algodão (Fig. 2).
Aplique óleo de linhaça, para que a base do linho deslize facilmente sobre a superfície a tratar.
Para polir um painel plano, deverá iniciar a sua aplicação com movimentos circulares, cobrindo gradualmente a superfície. Posteriormente, faça movimentos em forma de oito sobre a mesma superfície, variando a sua espessura, para se certificar que toda superfície é abrangida.
Termine, com movimentos em linha, paralelos aos veios da madeira (Fig. 3).
Não necessita de aplicar muita pressão caso a “boneca” que estiver a usar seja recente.
Mas à medida que esta é usada, tem que obrigatoriamente aumentar a pressão com que vai efetuando o trabalho. Troque a “boneca” sempre que necessário.
Não se esqueça que tem que manter sempre a mão em movimento pois caso pare vai criar uma marca no trabalho, estragando-o.
Partindo do princípio, que a 1ª camada está livre de marcas, deixe-a secar durante 30 minutos, e repita o processo. Aplique cerca de 5 camadas, sempre do modo já descrito, e deixe endurecer durante a noite. No dia seguinte limpe qualquer vestígio de pó ou eventuais marcas com a ajuda de uma lixa de água, antes de aplicar qualquer outra camada. (Fig. 4)
No total serão necessárias 10 a 20 camadas, para atingir uma camada de proteção com a profundidade de cor pretendida.
Aplicação com pincel
Caso não tenha tempo para fazer a aplicação tradicional, use um pincel de cerdas finas, que pode ser esfregado na superfície a tratar. (Fig. 5)
Este pincel, contém um agente que retarda o processo de secagem, de modo a que as suas marcas desapareçam, antes que o produto comece a secar.
A técnica para a aplicação com o pincel é fácil. Use um pincel de cerdas macias, para aplicar uma camada leve.
Uma hora após, aproximadamente, lixe levemente com uma lixa de água. Pinte mais duas camadas, e entre estas só necessita de utilizar a lixa se houver vestígios de marcas /manchas.
Quando estiver totalmente seco, aplique cera de polir com palha-de-aço muito fina, e esfregue suavemente sobre a superfície, com movimentos em linha paralelos que se sobreponham no sentido dos veios da madeira. (Fig.6)
Deixe a cera endurecer durante 15 a 20 minutos, e esfregue vigorosamente com um pano macio. (Fig. 7)