Ferramentas de Medição e Marcação

Instrumentos

 

Esquadro

Indispensável quando se quer serrar uma tábua em ângulo reto ou verificar se um pedaço de madeira está perfeitamente plano.

 

Disponível em vários tamanhos, este esquadro permite obter ângulos de 90°, tanto pelo lado interno, como pelo lado externo da lâmina. (Fig. 1)

 

 

Esquadro múltiplo

Feito em metal fundido, este versátil instrumento apresenta também um lado reto para o traçado de linhas, um medidor de profundidade, um esquadro ajustável, um nível de bolha e marcador. Pode ainda incluir um transferidor para ângulos de 45° a 90° (Fig. 2).

 

 

Fita métrica ajustável

Feita de réguas de madeira é muito usada pelos carpinteiros (Fig. 3).

 

 

Fita métrica metálica

É o tipo de fita mais utilizada. Pode ter a marcação pelo sistema métrico e em polegadas, variando de 1 a 5 metros (Fig. 4).

 

 

Fitas

Para grandes extensões as mais indicadas são as fitas entre os 10 a 30 metros de comprimento, e feitas em fibra de vidro, aço ou tecido (Fig. 5).

 

 

Régua metálica rígida

Usada principalmente nos trabalhos em metal, serve para medir com maior precisão pequenas distâncias. Disponível em vários comprimentos. Pode ser usada também como guia para lâminas de corte reto sobre diversos materiais, desde borracha, cartão, plástico, etc. (Fig. 6)

 

 

Fio de prumo

Linhas verticais precisas são essenciais na execução de uma série de trabalhos, tais como, laterais de armários, esquadrias de portas, painéis de parede ou lambris. Verticalidade de paredes de tijolo. (Fig. 7)

 

 

Nível de bolha

Serve para verificar se uma superfície está bem nivelada.

 

Quanto maior o comprimento do nível, maior será a sua precisão, já que cobre uma área mais extensa.

 

O nível de bolha funciona por meio de uma cápsula que contem líquido e uma bolha de ar. Essa cápsula localiza-se no centro do nível. Nesta existem duas linhas que demarcam os limites em que a bolha deverá permanecer se a superfície estiver perfeitamente nivelada. (Fig. 8)

 

 

Paquímetro

Encontram-se geralmente no tamanho de 160 mm, que indicam a espessura máxima da peça a ser medida. Usado para medir diâmetros internos ou externos de brocas, parafusos, chapas, etc. Serve também para medir pequenas profundidades.

 

Permite medições com grande precisão.

 

Ao paquímetro também se dá o nome de nónio (homenagem ao matemático português Pedro Nunes), compasso de corrediça, peclisse e craveira. (Fig.9)