Preparação e aplicação do material
As marcações para corte do tampo têm que ser assinaladas no mínimo com 2 cm a menos que a área total da banca a aplicar. (Fig.1)
De seguida, é necessário recortar o tampo com uma serra de recortes (tico-tico) para o efeito e de preferência simulando o formato da banca. (Fig.2)
Após o corte, limpe muito bem a área de trabalho; coloque a banca virada do avesso em cima do tampo e com a ajuda de uma pistola de silicone aplique em todo o rebordo que entra em contacto direto com o tampo, silicone próprio para cozinha em quantidade suficiente que permita a fixação e isolamento da banca. (Fig.3)
Pressione uniformemente durante um minuto. (Fig.4)
Após estes passos pegue na moldura que normalmente acompanha a banca e é colocada na face inferior da banca.
Coloque-lhe também silicone e pressione novamente para impedir qualquer tipo de infiltrações. (Fig.5)
Para manter esta moldura fixa deverá virar as patilhas que normalmente acompanham a banca, e com a ajuda de uma chave de fendas empurre as mesmas de encontro à moldura. (Fig.6)
Como a existência de patilhas não é só por si suficiente, é aconselhável para qualquer tipo de banca utilizar um género de clips fixadores, os quais se prendem na face inferior do tampo com o auxílio de um parafuso e que exercem força de encontro à moldura. (Fig.7)
Fica completa a aplicação da banca, ficando apenas a faltar a torneira e escoador.
Idealmente, a torneira deverá possuir já as ligações perfeitamente instaladas, caso contrário deverá seguir as instruções do modelo adquirido.
Opte sempre por aplicar torneiras de segurança e isolar algumas das tubagens que considere importantes.
Coloque primeiro o escoador e fixe-o com um parafuso; prenda a tubagem de escoamento com uma anilha ou com ligações macho / fêmea. (Fig.8)
Faça o mesmo para todas as outras ligações, desta forma impedirá qualquer tipo de mau funcionamento ou fugas de água. (Fig.9)
A torneira deverá possuir um parafuso interior que permite a fixação, no entanto, é aconselhável aplicar silicone em todo o rebordo da base da torneira de forma a impedir deslocações da mesma (Fig. 10).
As ligações deverão ser fiáveis para uma utilização diária, o aspeto deverá ser mais ou menos, dependendo do tipo de torneira que adquiriu, semelhante ao apresentado na (Fig.11).
O último passo deverá ser o de colocação dos perfis de vedação e respetIvos terminais, conforme (Fig.12), a fim de evitar infiltrações de água.
Caixa de Ferramentas
- Chave de fendas
- Chave de stillson
- Serra de recortes
- Alicate
- Chaves de aperto
- Pistola de silicone
- Silicone para cozinhas