Generalidades
No caso das portas de madeira, tenha em conta o ambiente que pretende criar, bem como as restantes madeiras existentes no espaço (pavimento e roda-pés). Na compra dos aros deve ter em conta determinados aspetos para além da estética:
1º a espessura das paredes em tijolo;
2º tipo de reboco (cimento, gesso projetado).
No 1º caso (reboco em cimento) e para uma parede de tijolo de 11 cm, deve escolher um aro com 14 cm de largura, expeto para paredes que levem azulejo de um lado, neste caso deve escolher um aro com 15 cm de largura. Para paredes que levem azulejos dos dois lados deve escolher um aro com 16 cm de largura. No 2º caso (reboco em gesso projetado) deve descontar em todos os anteriores items 1 cm.
Tem ainda à sua disposição diversos motivos, desde portas lisas, a portas trabalhadas, com vidros, etc.
Como definir a área
Tire as medidas ao espaço destinado à colocação da porta. (Fig. 1)
Não esqueça que a porta só deverá ser colocada após o pavimento, caso contrário, terá que fazer reajustamentos.
Defina como pretende que a porta abra. Verifique o ângulo necessário à abertura da mesma.
É este fator que dita a escolha das dobradiças e da fechadura.
Colocar o aro
O primeiro passo consiste em picar o espaço onde o aro vai ser fixado, para que a massa de fixação (gesso/cimento) possa ter aderência ao suporte. (Fig.2)
Escave a parede no local onde vai fixar os grampos.
Aplique os grampos de fixação no aro, lateralmente, à altura do local da dobradiça, e horizontalmente, em função do buraco que deixou na parede, criado para esse efeito.
Coloque o aro e ajuste-o devidamente, usando para o efeito tacos de madeira, que deverá colocar entre o aro e a parede. (Fig.3)
Os aros devem ser adquiridos já pregados, com as respetivas traves de reforço e respetivos chumbadouros (pregos) para que possam ser chumbados em massa cimento. Antes de qualquer reboco, estes deverão ser devidamente nivelados e aprumados (sem barrigas).
A má aplicação destes poderá trazer empenos.
Existe também a possibilidade de fixação do aro com espuma de poliuretano (como enchimento).
Antes de proceder à colocação da porta deverá fazer os reajustamentos necessários. Para isso coloque a porta na moldura.
Verifique que entre o chão e a porta deixa um espaço de aproximadamente 4 mm (Fig.4), para evitar que esta raspe no chão quando a movimentar, bem como espaço suficiente para que a mesma possa abrir, sem que a esquina da porta embarre no aro. Caso isto se verifique, tem que aplainar a porta.
Fixar a porta
Para fixar a porta no aro, marque com um lápis a posição onde vai fazer a ranhura para fixar as dobradiças. Não se esqueça de verificar as medidas que
deixou no aro. Este também deverá ser entalhado. Utilize um formão para entalhar o local da dobradiça em ambas as partes. (Fig. 5)
Volte a colocar a porta no aro, e para facilitar a fixação da dobradiça com os parafusos, coloque um taco de madeira por baixo da porta. (Fig. 6)
Colocar a fechadura
Sobre o lado da abertura trace o perfil da fechadura, o eixo vertical médio, bem como a marcação do local onde vai colocar o puxador e o buraco da fechadura. (Fig. 7)
Faça a perfuração do espaço destinado ao puxador e fechadura, que deve atravessar a porta de um lado ao outro.
Faça também a abertura do encaixe, utilizando inicialmente um berbequim. Faça vários furos longitudinalmente, para posteriormente poder utilizar o formão, evitando assim estragar a porta. Deste modo facilitará esta tarefa. (Fig.8)
Caixa de Ferramentas
- Esquadro
- Fita-Métrica
- Serra Manual
- Martelo de Carpinteiro
- Maço de madeira
- Chave de Fendas
- Formão
- Serra de Costas
- Berbequim
- Nível de Bolha
- Espuma de Poliuretano