Generalidades
Limpe a área onde vai aplicar as placas, de forma a impedir o aparecimento posterior de irregularidades. (Fig.1)
Cuidados a ter: as placas de cortiça e a cola devem ser mantidas à temperatura ambiente da sala, pelo menos 24 horas antes da aplicação. Devido às suas características, a cortiça adota sempre o relevo sobre o qual é aplicada, logo é de extrema importância que a sua base seja o mais plana possível.
Caso a cortiça seja aplicada sobre parquet já existente é necessário que este seja desengordurado com um produto específico.
Deverá lixá-lo para que a cola adira perfeitamente à superfície.
Preparação do piso
É muito importante que a absorção da superfície onde vai ser aplicada a cortiça não seja exagerada, caso contrário deverá aplicar uma solução de água com produto plástico, para assim diminuir a porosidade e aumentar a aderência do material.
Para uma correta colocação da cortiça é fundamental nivelar o chão e para isso, aconselha-se o uso de uma massa auto nivelante, a qual depois de preparada (utilizando um misturador) deverá repousar durante um período de 15 minutos. Passado este período, misture-a novamente.
Caso seja necessário, utilize a massa para ocultar as fendas e afins.
Utilizando um raspador espalhe a massa auto nivelante no chão onde irá aplicar a cortiça. Caso considere necessário aplique duas camadas para assim obter um resultado mais eficaz. (Fig. 2)
Aguarde no mínimo dois dias até dar início à aplicação da cortiça. Esta massa não deixará, após a sua aplicação, qualquer tipo de irregularidades.
Aplicação da cortiça
Para evitar a incorreta aplicação da cortiça, trace uma linha perpendicular à porta da entrada da sala, para que, caso haja necessidade de recortes laterais no pavimento de cortiça, exista simetria das mesmas em relação à entrada. (Fig. 3)
Defina agora a quantidade de cortiça que vai aplicar, para assim ir preparando a cola (Fig.4), à medida que é necessário.
Utilize um rolo e uma trincha para os locais de difícil acesso.
Devido às características da cola, esta deverá ser aplicada nas placas de cortiça e estas últimas deverão ser colocadas de face para cima no local
onde assentarão, a secar durante 15 minutos. Só então deverá virá-las e finalmente colá-las ao chão. (Fig. 5)
Devido ao facto da cortiça não se deformar com variações de temperatura, não é necessário deixar uma margem ao longo da parede. Quando a placa de cortiça é mal aplicada, ou é necessária a sua correção, a cola de contacto não o permitirá, logo deverá arrancá-la com uma espátula e
colá-la novamente com a ajuda de um maço ou rolo de borracha. (Fig. 6)
Para a colocação da segunda placa de cortiça e posteriores, deverá encostar um dos lados da placa à anterior e manter ligeiramente levantado o outro lado, só depois deverá baixar o restante da placa e com o maço de borracha, e de uma forma regular bater a placa de encontro ao chão. (Fig. 7)
Para o caso de existirem canalizações ou outro tipo de situação como desníveis de parede, é importante realizar os acertos (cortes) nas placas de cortiça sempre antes de colocar a cola.
Teste também se o novo formato se encaixa perfeitamente, no local pretendido.
Acabamento do chão
Para um envernizamento adequado da cortiça aplicada, deverá aguardar que esta seque totalmente. (Fig. 8)
Proteja sempre os rodapés, tubagens e outros com fita adesiva, pois o verniz é muito difícil de limpar.
Utilize um rolo para as grandes áreas e pincéis para os cantos.
Não esqueça de aplicar o verniz sempre uniformemente.
Aplique no mínimo três camadas de verniz, sempre de uma forma cruzada, isto é, a primeira camada no sentido do comprimento da sala e as seguintes cruzadas.
Caixa de Ferramentas
- Fita métrica
- Bate-linhas
- Espátula dentada
- X-ato
- Trincha
- Maço ou rolo de borracha