Como semear um relvado

Generalidades

 

Preparar o terreno: remover a camada superficial do solo, desfazendo os torrões; retire eliminando as pedras, recolhendo com o ancinho se necessário; junte algum substrato que melhora a qualidade do terreno, misturado com algum adubo orgânico (por exemplo terra vegetal ou húmus). (Fig. 1)

 

Aplanar um pouco o solo para que o leito da semente seja o mais horizontal e plano possível. O ideal será fazê-lo com um rolo. (Fig. 2)

 

Posteriormente aplique a semente escolhida, de forma homogénea.

 

Espalhe-a com a mão por toda a superfície a semear. Faça filas em duas direções para que fique uniformemente repartida. (Fig. 3)

 

Cubra a semente com uma fina camada de adubo, húmus ou terra vegetal.

 

Se o solo é um pouco argiloso, é conveniente juntar alguma areia do rio, o que melhora a drenagem e a estrutura do solo.

 

É importante que a camada de terra sobre a semente seja fina (o suficiente para que esta não se veja), caso contrário a pequena semente gastará as suas reservas a atravessar a barreira de terra vegetal ou húmus, e quando emergir à superfície estará debilitada.

 

Por fim, regue abundantemente o relvado, tendo atenção a que as gotas sejam o mais finas possíveis, para não levantar a semente. (Fig. 4)

 

Os primeiros dias são os mais importantes: há que manter afastados, na medida do possível, pássaros que devoram a semente; evitar alisar a zona semeada; evitar que a camada superficial seque, regando de forma a não encharcar o solo.

 

Caixa de Ferramentas

  •     Pá
  •     Carrinho de mão
  •     Rolo
  •     Balde