Ferramentas domésticas

Instrumentos

Chaves de aparafusar

 

É uma das ferramentas mais versátil, e de extrema utilidade.

 

Deve ter sempre uma chave de parafusos adaptada à fenda do mesmo, pelo que é necessário ter diferentes modelos com diferentes dimensões.

 

Se os trabalhos que vai executar não exigem muito esforço, pode adquirir uma chave de fendas manual ou uma que permita adaptar diferentes terminações. (Fig. 1)

 

Existem kits completos à venda. Caso tenha que aparafusar com mais frequência pode adquirir uma chave de fendas automática. Chave de bocas / boca luneta ideais para apertar ou desapertar porcas, pequenas conexões mosqueadas, etc. Existem em diversos tamanhos, dependendo da espessura ou diâmetro do material a apertar. Tenha em conta que é necessário que o diâmetro se adequa perfeitamente à cabeça da peça onde a vai utilizar, caso contrário deslizará e pode inclusive danificar as arestas e impedir que possa realizar a sua tarefa com sucesso. (Fig. 2)

 

 


Martelo

 

O martelo de orelhas de um lado serve para bater, e do outro serve para a extração de pregos. Adquira um bom martelo de cabo anatómico. (Fig. 3)

 

 

 
Alicate universal

 

Permite cortar, prender ou agarrar objetos. É muito útil para auxiliar em pequenas tarefas de fixação. (Fig. 4)

 

 

 X-ato

 

É uma ferramenta de utilidade variada e pode ser adquirido com vários tipos de lâminas, próprias para cortar uma enorme variedade de materiais desde couro, papel, linóleo, etc. Os X-atos de metal são mais duradouros, e permitem trocar as lâminas facilmente, uma vez que são fixadas pela pressão do parafuso que aperta ambas as faces, tornando o seu manuseamento mais seguro. (Fig. 5)

 

Fita métrica

 

É um dos instrumentos mais indispensáveis a ter na sua caixa de ferramentas, já que fazer medições é uma tarefa frequente em qualquer trabalho.

 

Têm diversos comprimentos, em função das tarefas que habitualmente poderá desempenhar. (Fig. 6)

 


 

Berbequim

Os berbequins de percussão e eletromecânicos são os mais indicados para a perfuração. É uma das ferramentas mais versáteis, com a qual pode para além de furar ou aparafusar, executar uma série de tarefas. No entanto, para tarefas pesadas, o berbequim deverá ter a potência adequada à função a executar. (Fig. 7)

 

 

Pistola de silicone 

 

Ideal para estancar qualquer fuga de ar ou água, existem diversos tipos de silicone, em função da superfície onde o vai aplicar. O cartucho aplica-se na pistola, cujo êmbolo empurra a base do cartucho, permitindo assim que este se distribua uniformemente. (Fig. 8)

 


 

Serrote
 

Instrumento indispensável para trabalho de corte. O serrote possui uma lâmina metálica, cujo fio é constituído por uma série de dentes. Quanto maior o número de dentes por polegada, mais preciso é o corte. Os serrotes de cabo plástico são mais resistentes, apesar dos de cabo de madeira serem mais confortáveis. (Fig. 9)

 

 

Nível de bolha de ar

É o instrumento por excelência para marcar linhas horizontais / verticais por cima de uma grande superfície ou para controlar o nível da mesma.

 

A bolha de ar deve ficar precisamente entre os dois traços, caso contrário a superfície medida não estará perfeitamente horizontal, ou vertical. Quanto mais comprido for, mais precisa será a medida. (Fig. 10)