A Instalação
Por norma o local para a evacuação do ar, já existe na cozinha.
Neste caso, antes de colocar o exaustor, necessitará de fazer a ligação deste ao buraco existente, através de condutas de ar.
Quando o local onde vai colocar o exaustor está diretamente em contacto com uma parede externa, a ligação poderá ser feita diretamente, entre este, e o buraco existente. (Fig.1)
No caso do exaustor se encontrar numa parede interna é necessário fazer uma ligação ao exterior através de uma conduta de ar, que pode passar sobre os armários de parede. (Fig.2)
Existem 2 tipos de coletores de ventilação no mercado:
Plástico - Formado por plástico rígido, é resistente ao fogo.
Folha de alumínio - é mais barato, e pela sua maleabilidade permite uma instalação mais fácil. É o sistema usado com mais frequência.
Atualmente, o sistema de aplicação mais utilizado, consiste na colocação do exaustor, sob um móvel de parede, mais baixo que os armários laterais, permitindo que o exaustor, fique ao nível da base destes. (Fig.3)
Neste caso, o tubo de ventilação é colocado por dentro do móvel, e ligado ao orifício da parede, no qual se colocou um adaptador de plástico. (Fig.4)
O tubo deverá ficar ligado a este adaptador, e ao adaptador existente na base do móvel sob o qual vai ser colocado o exaustor. (Fig.5)
Para fixar o tubo devidamente, deverá inseri-lo no adaptador e fixá-lo com fita adesiva metálica. (Fig.6)
Marque na base exterior do armário, o local onde vai colocar o exaustor, e fixe-o com parafusos. Antes de o fixar definitivamente, faça a ligação elétrica aos cabos existentes na parede. Os cabos do exaustor deverão passar por um orifício criado no móvel. (Fig.7)
Para evitar a entrada de água, ou lixo, deverá colocar no exterior, uma grelha. (Fig.8)
Caixa de Ferramentas
- Busca-polos
- Serra de recortes
- Luvas de borracha