Como aplicar uma Janela de Sotão

Generalidades

Pela sua colocação e para evitar humidades e a ação dos raios UV, as janelas de sótão deverão ser compostas por alumínio lacado no exterior, podendo no seu interior ser de madeira ou pvc, em função do ambiente que se pretenda e da manutenção necessária, devendo sempre ter em conta o tratamento necessário em função do material selecionado.

 

Tipos de janelas

Madeira: deverão ser envernizadas e ter um tratamento contra insetos e humidade. Necessitam de manutenção periódica. Devem ser colocadas pelo interior.

PVC: ideais pela pouca manutenção que necessitam. Muito resistentes à ação da chuva e do sol.

Todas estas janelas podem ser basculantes, com abertura rotativa (até 180°) - (Fig. 1), ou rotativas, cuja abertura se efetua em projeção para o exterior, estando neste caso indicada para telhados cuja inclinação é praticamente inexistente. Nestes casos, a janela deverá ser colocada na parte mais alta. (Fig. 2)

Pode ainda escolher, em função do arejamento pretendido, um modelo com aba de ventilação, pelo que haverá sempre circulação de ar, ou então optar

por um sistema que lhe permita deixar a janela entreaberta, mesmo com tempo de chuva.

Para maior conforto, poderá colocar vidros duplos, obtendo assim um melhor isolamento quer térmico, quer acústico.

 

Onde colocar a janela

Há diversos fatores a ter em conta, para a seleção do local. Em primeiro lugar, ter em conta a inclinação do telhado.

Quanto menor for a inclinação, mais alta deve ser colocada a janela.

Dever-se-á manter uma distância de 90 cm, entre o parapeito da janela e o chão, como mínimo, e entre o chão e o topo da janela de 180 cm. (Fig. 3)

No caso da existência de uma viga, poderá colocar as janelas lado a lado, aproveitando melhor a luz.

Deve ainda analisar o telhado pelo exterior, de forma a evitar o corte das telhas.

 

Execução da abertura

Faça uma abertura menor do que a necessária para o vão da janela, de forma a poder examinar o telhado e a sala. Proceda à remoção das telhas, no local onde pretende fazer a marcação do vão da janela, para a colocação do aro no exterior.

Não esquecer que as medidas deverão ser exatas.

Aproveite a margem do rebordo das telhas existentes, para se orientar na marcação do aro. (Fig.4)

Para facilitar o trabalho, faça também a marcação do vão de janela, pelo interior, tracejando com um lápis, após ter feito a marcação dos cantos pelo

exterior. (Fig.5)

Tenha em conta, que o telhado está sempre sujeito a infiltrações, devido à chuva, pelo que deverá colocar uma tela de impermeabilização sob as telhas. (Fig.6)

 

Especificações

Para tirar maior partido da luz exterior, a distância entre o aro e a trave de emolduramento deve permitir um acabamento horizontal na margem superior.

O mesmo se repete para a margem inferior da janela. (Fig.7)

É necessário colocar a trave no meio das duas já existentes do lado contrário ao do aro, a fim de efetuar uma ligeira pressão. A outra trave deverá ser pregada às restantes e ao ripado.

Pregue uma ripa de madeira sobre a margem inferior da abertura, que servirá de suporte para a fixação do aro.

Fixe o aro às traves, na parte superior à direita e em baixo à esquerda. Certifique-se que as diagonais estão iguais e aparafuse as duas últimas fixações. (Fig.8)

 

Proteção e isolamento

Depois de colocado o aro, retire a ripa de suporte e coloque firmemente o “avental” (normalmente em chumbo) após a recolocação das telhas contra o aro. (Fig.9)

Ao colocar as telhas à volta da janela, algumas terão de ser cortadas, marque a zona de corte e use uma rebarbadora para as cortar. Tenha atenção que a tela de isolamento deve ficar bem fixa à volta do aro.

Aconselhamos os rufos (tela de isolamento) de alumínio lacado em “H” para a telha ondulada.

Para materiais lisos (lousa, ardósia, etc.) são mais usuais os rufos em “L”. Pressione-os firmemente para ficarem bem fixos a toda a volta, terminando

assim os acabamentos de impermeabilização.

Preencha o espaço existente entre a sub-telha e o aro com espuma de poliuretano para um isolamento e preenchimento eficaz. (Fig.10)

 

Acabamento

Para a operação de colocação do caixilho, siga as instruções do fabricante, tendo em conta que as indicações podem variar conforme o modelo da janela.

Se a janela estiver muito alta, pode precisar de instalar um sistema de abertura, pode optar por: varões metálicos; cordões ou motores.

Para manter uma temperatura agradável dentro da divisão onde vai instalar a janela, pode aplicar um estore especial.

Alguns modelos garantem uma ocultação total ou proteção térmica. (Fig.11)

 

Caixa de ferramentas

  •     Serrote
  •     Serra de Recortes
  •     Martelo de Carpinteiro
  •     Fita Métrica
  •     Berbequim/Aparafusadora
  •     Rebarbadora
  •     X-ato
  •     Chave de Parafusos
  •     Esquadro
  •     Escada / Escadote
  •     Buchas
  •     Parafusos
  •     Nível de Bolha